IV Simpósio Nacional Formação e Desenvolvimento #Blog
February 3, 2018
Workshop | CV e Entrevista de Emprego #Blog
March 9, 2018

Com ou sem❓ Ideias sobre a colocação da foto no CV📑

Anda a adiar este dia… mas, eis que chegou finalmente o momento em que tem mesmo que escrever o seu Curriculum Vitae (CV). Senta-se em frente ao computador pensa e repensa o que fez no seu percurso vivencial, académico e profissional, faz algumas pesquisas sobre a melhor formar de enquadrar toda essa informação e falta apenas dar um toque final… a fotografia. Começa a explorar pastas e mais pastas à procura daquela foto ideal, então encontra aquele retrato de grupo do casamento do seu melhor amigo em 2011. Abre um qualquer programa de edição para recortar a sua cara, uma vez que os restantes 23 “solteirões” não são relevantes para o caso, e voilá o CV encontra-se finalizado.

A situação acima exposta retrata uma experiência pela qual a grande maioria de nós já passou. Porém, sem qualquer desprezo pelos casamentos, batizados ou comunhões – de que aliás sou um acérrimo fã – tenho por convicção que a foto do currículo, bem como o seu conteúdo e design deve refletir a personalidade do candidato, indo de encontro ao cargo e organização a que se está a candidatar. Portanto, esta etapa de construção do CV não pode ser tratada de forma irrefletida. A questão que se coloca desde logo é: colocar ou não a fotografia no CV?

Não coloque a fotografia porque…

Sabemos que idealmente os candidatos devem ser avaliados pelas suas competências e conhecimentos, ao invés da sua aparência física. Se coloca a fotografia no currículo, essa imagem será o primeiro foco de atenção do recrutador. A partir dessa primeira avaliação (por vezes inconsciente), toda a leitura do CV será baseada nesse julgamento inicial. Esta é uma situação que ganha especial relevância no caso das mulheres consideradas “bonitas”. Estas são, muitas vezes, alvo de descriminação, tanto pelas outras mulheres como pelos homens, seja pela rivalidade entre o mesmo sexo, seja pelo rótulo popular que liga o bonito ao pouco inteligente. Não pode esquecer que: uma boa candidatura responde apenas ao solicitado no anúncio. Caso a fotografia não seja requerida, não é necessária.

Coloque a fotografia porque…

Permite “humanizar” o seu currículo. Os candidatos deixam de ser apenas um conjunto de palavras e números passando a ter um rosto e, sem dúvida, que a imagem assume grande importância nos cargos que contatam diretamente com o público. Para os mais sépticos torna-se importante relembrar que com a atual disseminação do Facebook e LinkedIn, a sua imagem já se encontra disponível através de uma pesquisa rápida nestas redes sociais. Impõe-se então a questão: quais os cuidados a ter com a fotografia? Focar apenas o seu rosto e os ombros, no entanto tenha em conta a sua indumentária; opte por um fundo unicolor, mas nada de cores muito extravagantes; preste atenção à qualidade da foto, se está bem focada, a luminosidade e a sua postura. Pode perguntar: devo sorrir? Uma cara simpática nunca fez mal a ninguém, porém, tal como anteriormente mencionado, o mais importante é que se reveja na fotografia

Em suma, a colocação (ou não) de uma foto fica a cargo do candidato. Contudo, caso pretenda dar diretamente a conhecer a sua imagem, fale primeiro com aquele amigo que tem umas pics muito profissionais no Instagram e peça-lhe uma ajuda. Lembre-se que a equação: roupa formal + um fundo homogéneo (quer seja o branco da igreja ou o verde dos arbustos do solar) ≠ resultado positivo. Afinal de contas o ditado popular sempre diz que “uma imagem vale por mil palavras”, o que pode funcionar como vantagem ou desvantagem. Boa sorte nesta complicada tarefa!

Original Version can be read here:

Consejos para tu curriculum vitae: ¿Con o sin foto?